Trânsito entre as avenidas Leste-Oeste e Rio Branco será alterado

Foto: Paiquerê 91,7
Os trabalhos no cruzamento visam a melhoria do trânsito no local, que recebe cerca de 20 mil veículos por hora
Para a construção da trincheira com túnel no cruzamento das avenidas Rio Branco e Leste-Oeste, a Companhia Municipal de Trânsito (CMTU) desenvolveu rotas alternativas para evitar problemas de mobilidade durante as obras, previstas para começar no dia 15 de janeiro. O local, segundo o prefeito Marcelo Belinati, recebe cerca de 20 mil veículos por hora.
Os trabalhos no cruzamento visam a melhoria do trânsito no local, que recebe alto fluxo de veículos diariamente.
Na primeira etapa, o canteiro central da avenida Leste-Oeste, próximo à avenida Rio Branco, será ocupado. A fase deve ser concluída em até 30 dias a partir do início do serviço e envolverá a construção de um canteiro de obras, operação de desvio em frente à UPA do Jardim do Sol e execução dos trabalhos de drenagem na avenida Rio Branco.
Sobre as rotas alternativas, o diretor de Trânsito da CMTU, Major Sérgio Dalbem, explica: “Nesse primeiro momento os trabalhos na Leste-Oeste não terão muito impacto sobre o trânsito, porque não devem invadir a pista. Ao mesmo tempo, nessa primeira parte, eles vão ter que trabalhar na drenagem da Rio Branco, abaixo do viaduto da BR-369. Ali vai ter uma interdição na pista à direita, sentido bairro-centro. Mas temos alternativas, e podemos usar a pista da avenida Rio Branco, embaixo do viaduto, em mão dupla. Quem for para a região norte segue normal, à direita; e quem vem da região norte para o centro, vem pelo outro lado da pista”.
Para evitar problemas de mobilidade no local, a Diretoria de Trânsito da CMTU deve implantar placas indicando opções de desvios em áreas distantes do local das obras, a fim de sugerir opções para reduzir o trânsito no cruzamento da Rio Branco com a Leste-Oeste durante os trabalhos. “A sinalização vai avisar quem passa pelo local de que teremos a obra, para que possam procurar vias alternativas, além de sinalizar possíveis desvios. A empresa responsável pela construção apresentou para a Prefeitura um cronograma de trabalho, com início dos trabalhos previsto a partir de 15 de janeiro. E com o plano de sinalização nos antecipamos, para reduzir possíveis transtornos para a população que circula nessa região”, acrescenta o diretor.
Segunda fase dos trabalhos
A próxima etapa do cronograma de obras será marcada pela construção do viaduto com túnel. O prazo previsto para conclusão da segunda fase é de dois meses, período no qual deve ocorrer a interdição do lado oeste da rotatória. “Conforme a obra for evoluindo, teremos que fazer algumas interdições. Como por exemplo a proibição de conversão à esquerda para acessar a BR-369, de quem vem de Ibiporã; e interdição para acesso à avenida Rio Branco no sentido centro, no cruzamento da Rua Capitão Ferreira Gomes. Então a CMTU vai sinalizar essas mudanças e propostas, com sugestões para a comunidade já ir se prevenindo”, detalhou Dalbem.
Os trabalhos no cruzamento entre as avenidas de alto fluxo, também envolvem a construção de um novo sistema de drenagem, implantação de ciclovia, recapeamento asfáltico, entre outras melhorias para a mobilidade na região.
Agência MK com informações da Assessoria P.M.L