Transportes públicos inusitados: Camello – Cuba

Abrindo a série de meios de transportes inusitados utilizados ao redor do mundo, apresentamos o Camello, que a partir dos anos 90 foi adotado como solução dos problemas de locomoção dos moradores da capital de Cuba, onde foi utilizado por 18 anos.
A estrutura é composta por duas carcaças de ônibus da época da União Soviética, puxadas por um cavalo mecânico, e durante muito tempo, este foi o principal meio de transporte que integrava a rotina da população na capital Havana. O meio de locomoção foi denominado Camello devido à semelhança do veículo com as duas “corcovas” do animal, que neste caso eram elevadas na região dos eixos das carcaças.
A adesão como meio de transporte foi realizada devido à falta de condição de Cuba em administrar uma indústria própria do serviço, e a impossibilidade de importar equipamentos. No entanto, a solução tornou-se um grande problema para os usuários do meio de locomoção, pois os Camellos, muitas vezes, transportavam mais de 200 pessoas amontoadas, o que representava mais de quatro vezes a quantidade de assentos disponíveis.
Foi o investimento realizado no transporte público de Cuba em meados de 2008, que permitiu que os Camellos fossem retirados de circulação. Com a compra de ônibus chineses para a cidade, os veículos foram direcionados para as regiões periféricas.
Agência Marcão Kareca

