Usuários com Covid-19 terão cartão transporte bloqueado

Foto: Ilustração / Assessoria de Imprensa PML
A medida visa restringir a circulação do vírus por meio de pessoas com suspeita ou confirmação da doença
A partir desta quarta-feira (28), os usuários do transporte coletivo com suspeita ou confirmação de Covid-19, com termo de isolamento vigente, terão o cartão transporte bloqueado temporariamente. O ato executivo foi publicado hoje (27) pela manhã e estabelecido pelo diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez.
A medida visa restringir a circulação do vírus por meio de pessoas com suspeita ou confirmação da doença, para incentivar as pessoas a respeitarem as medidas de isolamento e controlar a disseminação do Coronavírus. A partir disso, nesses casos, os usuários do transporte coletivo não conseguirão utilizar o cartão, mesmo que possuam créditos ativos.
A restrição ficará vigente por dez dias, a partir dos primeiros sintomas ou com base na data de coleta do exame RT-PCR, nas diferentes unidades de atendimento de Londrina. De acordo com o diretor de Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, a iniciativa é resultado da união de esforços da Companhia de Trânsito e Urbanização em conjunto com a Promotoria de Defesa do Consumidor e Secretaria de Saúde. Ainda segundo o diretor, esta última será a responsável pela emissão de relatórios diários com as informações de confirmações e suspeitas.
A proposta já vinha sendo considerada desde o início do mês, como forma de prevenir a disseminação da Covid-19 nos transportes coletivos. Na ocasião de apresentação da proposta, além do promotor e da CMTU, estiveram presentes os representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), das empresas TCGL e Londrisul, da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) e do Ministério Público do Trabalho.
Diante do parecer favorável da solicitação da Promotoria, a Secretaria de Saúde ficou responsável pela coleta e envio dos dados à Companhia, que seguirá com a execução. Quando expirado o prazo de dez dias, o cartão transporte será reativado automaticamente.
Agência MK com informações da Assessoria de Imprensa da PML.