Vamos de ônibus? Saiba as principais propostas do PlanMob para o transporte coletivo de Londrina

Foto: Gustavo Parra /RPC - G1 PR
Em razão da grande importância da mobilidade urbana para a vida de toda a população, o MOV criou uma série sobre o PlanMob Londrina, o Plano de Mobilidade Urbana do município, e suas principais propostas. No primeiro artigo, explicamos como surgiu o PlanMob e como foi elaborado. Agora, vamos falar sobre os projetos específicos para as melhorias do sistema de transporte coletivo que constam no estudo.
No primeiro passo para construir o PlanMob Londrina, que foi a realização de uma ampla pesquisa sobre a mobilidade urbana da cidade, um dos principais pontos revelados foi o alto uso do automóvel pela população londrinense, superior ao de cidades de mesmo porte como Joinville (SC), Mogi das Cruzes (SP) e Cuiabá (MT). Nesses municípios, por exemplo, o uso do transporte público é bem maior do que em Londrina, onde somente 18% das viagens são realizadas em ônibus, o que está abaixo da própria média nacional.
Para mudar esse quadro, um dos objetivos do PlanMob é trazer propostas que visam tornar o transporte coletivo mais rápido e eficiente, aumentando, assim, a sua demanda e trazendo mais qualidade de vida à população. O gerente da Logit Engenharia, Thiago Meira, empresa responsável por realizar os estudos do PlanMob, explicou que com o aumento da demanda dos usuários do transporte coletivo, além de contribuir com a mobilidade, o serviço poderá ter melhorias sem a necessidade de aumentar a tarifa.
Veja as principais propostas:
- Aumento da velocidade média operacional dos ônibus, por meio da análise de gargalos, priorização semafórica, faixas exclusivas e demais medidas operacionais que possam trazer ganhos;
- Criação de uma rede estratégica de corredores de transporte coletivo para auxiliar na priorização desses veículos. Nos corredores estruturais está previsto o sistema SuperBus;
- Melhoria dos pontos de ônibus, com a instalação de mobiliário urbano (abrigos, assentos ou bancos e lixeiras), pavimento da calçada e acessibilidade universal;
- Elaboração de uma política de integração metropolitana, criando o conceito de corredores metropolitanos e melhorando a circulação nos arredores do Terminal Central.
- Disponibilização de uma rede interligada, abrangente, flexível e com trajetos mais diretos, garantindo a ligação dos diversos pontos da cidade.
Agência Marcão Kareca Assessoria de Imprensa Por Gisleine Durigan

