Visitas no Dia de Finados sofrem mudanças e serviços públicos funcionam parcialmente neste feriado

Foto:Agência Marcão Kareca
ACESF estabelece mudanças durante as visitas aos cemitérios da cidade
Hoje, devido ao feriado de Finados, algumas atividades dos serviços municipais estão com o funcionamento alterado. Quanto às visitas a cemitérios, estas são supervisionadas por funcionários públicos, a fim de garantir que as medidas de segurança contra a pandemia sejam cumpridas. Ainda como medida de prevenção, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) estabelece mudanças e novas determinações durante a permanência no local.
Neste feriado, não haverá atendimento no prédio administrativo da Prefeitura, e sedes das secretarias e órgãos municipais, como o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (PROCON-LD) e a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab). As atividades serão retomadas na terça-feira (3).
Na área da saúde não haverá atendimento nas UBSs, Policlínica, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil, CAPS AD e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O funcionamento também será retomado na terça-feira (3).
Os serviços municipais que funcionarão normalmente são: Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas Maria Angélica Castoldo (Centro-Oeste) e Francisco de Arruda Leite (Jardim Sabará), o Pronto Atendimento Infantil (PAI), CAPS III, o SAMU e a Maternidade Municipal Lucilla Balallai. Os atendimentos também seguem normalmente nos Prontos Atendimentos Maria Cecília, das 7h às 01h da madrugada, e União da Vitória, das 7h às 23h.
Os transportes coletivos manterão o funcionamento durante o feriado, porém com horários de domingo. O atendimento às linhas que atendem os cemitérios da cidade será reforçado.
Visita a cemitérios
Durante o dia de hoje, Dia de Finados, os cemitérios municipais estão abertos para visitação das 8h às 18h. Devido ao cenário de pandemia, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) estabeleceu algumas mudanças que deverão ser seguidas durante as visitas.
Para ingressar em qualquer um dos 13 cemitérios municipais, o uso de máscara será obrigatório, assim como a higienização constante das mãos. Além disso, não poderão ser realizadas missas e cultos ecumênicos nas áreas internas dos cemitérios. Para fiscalizar o cumprimento das determinações, estarão presentes 50 funcionários públicos nos locais. Outra determinação para a ocasião é sobre a duração das visitas, que devem ser rápidas.
A diretora-técnica da ACESF, Elen Piccinin, reforça a importância do distanciamento social entre os visitantes. “Estamos alertando a população sobre os cuidados que precisam ser tomados neste ano, por causa da pandemia. Pedimos que as visitas sejam breves, os adultos não levem crianças, e para que os idosos ou aqueles que são do grupo de risco para a COVID-19 fiquem em casa”, alertou.
A consulta do local do sepultamento deverá ser realizada exclusivamente pelo site da ACESF, pois não serão disponibilizados servidores para fazer a busca do local da sepultura. A medida foi tomada para evitar a formação de filas.
Agência MK com informações da PML

